terça-feira

BARROCO CONTEMPORÂNEO

O barroco atravessou os séculos e é ainda hoje fonte de inspiração para muitas áreas de criação. Designers, artistas, joalheiros, estilistas ou decoradores de interiores recorrem a essa inesgotável fonte de inspiração para criar tanto padrões de tecido como mobiliário, entre variadas outras coisas, como as imagens sugerem.











TAMBÉM OS PENTEADOS ERAM BARROCOS...


Os penteados que os nobres e alguns ricos burgueses usavam nos séculos XVII e XVIII também demonstravam o mesmo espírito complicado, trabalhoso, volteante - eram, ao fim e ao cabo, penteados barrocos.
Para veres a gravura com mais pormenor abre o link seguinte:

EXPLORAR UMA GRAVURA

Uma pintura ou gravura têm sempre muito mais para descobrir para além do que vemos num primeiro olhar. Repara nos pormenores de alguns temas deste "Baile à Francesa", tirado de um almanaque francês de 1682. Elabora uma lista de outros temas que possas explorar também nesta gravura. Pede ajuda ao teu professor de Educação Visual, depois de imprimires o documento a partir do link seguinte:


A MODA FEMININA
A MODA MASCULINA
ALIMENTOS E BEBIDAS

A ILUMINAÇÃO


segunda-feira

O BARROCO FOI (TAMBÉM) UM ESTADO DE ALMA



Rubens, Peter Paul - A União da Terra e da Água
c. 1618, Óleo sobre tela, 222.5 x 180.5 cm; Museu Hermitage, São Petersburgo

" Na criação artística, tudo está sujeito à moda: a técnica pictural, e mais ainda, o assunto, não sendo este , em geral, senão a transposição das imagens e das preocupações da vida quotidiana."
Rheims, Maurice - La Vie étrange des objects,10/18, Paris, 1959

quinta-feira

PUTTI SÃO VÁRIOS PUTTO


A palavra putti (plural do italiano putto), refere-se, no campo das artes, a meninos nus, quase sempre de sexo masculino e frequentemente representados com asas. Os putti começaram por ser utilizados na arte paleocristã como figuração de anjos, tendo prosseguido uma brilhante carreira artística, do Renascimento ao Barroco, onde foram usados abundantemente. Entre nós o povo baptizou-os de "anjinhos papudos", e o pudor de quem encomendava o trabalho artístico obrigou a tapar-lhes as partes pudibundas com panejamentos.

CASAS E RUAS DE BRAGA



Para além das grandes obras encomendadas por arcebispos, nobres e ricos homens, Braga cresceu durante o período barroco, também, graças à construção de inúmeras casas bem mais modestas. Destas pouco se conhece, tendo sido muitas destruídas para edificação de prédios modernos. Contudo, alguns exemplares ainda podem ser vistos, sobretudo nas ruas do centro histórico da cidade. Consultando os links abaixo poderás ficar a conhecer melhor esta interessante realidade: como vivia a população bracarense nos séculos XVII e XVIII.

quarta-feira

OBRAS PRINCIPAIS DE CARLOS AMARANTE EM BRAGA



GEOLOCALIZAÇÃO DE MONUMENTOS

Apresentamos aqui um recurso electrónico que te permite localizar no mapa os monumentos referenciados neste blogue e que te pode ser útil na tarefa de construção do roteiro, abaixo sugerida.
Para a exploração desta ferramenta deves recorrer à ajuda do teu professor de geografia.

CRIAÇÃO DE UM ROTEIRO/GUIÃO DE VISITA DE ESTUDO

Proposta de trabalho:

O estudo da arquitectura Barroca em Braga e a sensibilização para o conhecimento da obra de André Soares levam ao lançamento de uma tarefa, destinada aos alunos do 8º ano de escolaridade, que consiste na criação de um Roteiro/Guião de visita de estudo às obras mais representativas deste arquitecto.
Para a realização do trabalho os alunos devem:

● Consultar os endereços electrónicos abaixo indicados;
● Registar os dados resultantes da pesquisa realizada na ficha de trabalho fornecida pelo professor;
● Organizar uma breve apresentação da informação tratada – sugestão de actividades;
● Produzir um roteiro/guião para a visita de estudo a realizar.

http://pt.wikipedia.org/

http://www.eb23andresoares.eu/
http://ler.letras.up.pt/

MÚSICA BARROCA (1601-1750)

O período Barroco corresponde a uma das épocas musicais de maior extensão, fecundidade e importância da música ocidental, e provavelmente também a mais influente. A música barroca é geralmente exuberante: ritmos enérgicos, melodias com muitos ornamentos, contrastes de timbres instrumentais e sonoridades fortes com suaves. A maioria das novas tendências teve origem em Itália e os seus músicos dominaram em todos os campos. No entanto, no final do período, emergiram novos estilos nacionais distintos. Durante o período Barroco, os compositores desenvolveram novas técnicas instrumentais, bem como novos instrumentos, como o órgão, e o cravo.
O período barroco assistiu ao nascimento da Ópera, ao crescimento das orquestras e ao florescimento da música instrumental.
Adaptado do blogue História da Música


O AZULEJO NO BARROCO



O azulejo foi um revestimento muito usado na decoração para recobrir paredes em interiores e jardins no período Barroco. Então, as cenas ganham um estatuto teatral e as molduras, de carácter exuberante, chegam a ter quase tanto peso como as cenas centrais que envolvem (cenas bucólicas, mitológicas, religiosas - bíblicas, marianistas-, de caçadas, do quotidiano cortesão e alegóricas). Vão proliferar os côncavos e convexos, concheados, flores, frutos, cartelas, volutas e entrelaçados, putti, baldaquinos, efeitos ilusionistas arquitectónicos (balaustradas) e as chamadas figuras de convite.

http://www.flickr.com/

terça-feira

O BARROCO BRACARENSE É...


«Uma arquitectura austera, com fachadas animadas por decoração vegetalista grossa, com forte tratamento volumétrico, onde as cartelas, os acantos, as grinaldas, e as volutas marcam forte presença. Esta linguagem, que estava no início do século XVIII fortemente cristalizada entre nós, nomeadamente pelo uso sistemático que dela fizeram a pintura parietal, a talha dourada, e o azulejo, influência que, sentida desde a segunda metade do século XVI, impõe-se também em Braga, para além do mais, na decoração arquitectónica.»
ROCHA, Manuel Joaquim Moreira da - A Propósito de André Soares e do Rococó — Nótulas para a Revisão de um Processo, in Portugalia, Nova Série, Vols. XVII/XVIII pp. 283-292

CONCURSO - CRIAÇÃO DE IMAGEM

Está a decorrer, durante o mês de Julho, um Concurso para a criação de uma imagem gráfica ilustrativa do slogan "Braga - Capital do Barroco".
A imagem seleccionada será utilizada como logotipo deste blogue.
Para a realização desta tarefa poderás contar com o apoio dos professores de EVT e de Informática.

Consulta o Regulamento do Concurso na Biblioteca Escolar.

OBRAS PRINCIPAIS DE ANDRÉ SOARES EM BRAGA







O QUE É O BARROCO?

O Barroco surgiu em Roma no início do século XVII e envolveu não só manifestações artísticas, como também uma nova mentalidade alimentada pelo fervor religioso da Contra-Reforma.

A arquitectura, a escultura, a pintura, enfim, todas as belas artes, serviram de expressão ao Barroco nos territórios onde ele floresceu: a Espanha, a França, a Itália, Portugal, os países católicos do centro da Europa e a América Latina.

Na arquitectura, a mais grandiosa das artes, o Barroco caracterizou-se por uma decoração exuberante e complicada das fachadas das construções religiosas e civis. Em Portugal, a grande quantidade de ouro do Brasil permitiu a proliferação de construções no estilo Barroco.

Porque era uma arte espectacular, rica e faustosa, o Barroco serviu tanto à Igreja Católica para atrair um maior número de fiéis, como aos reis absolutistas, que assim impressionavam os seus súbditos.

Em Braga, tendo a Igreja como principal encomendante, mas também alguns nobres e ricos comerciantes, construiram-se muitos edifícios em estilo Barroco.

Por isso, a tua cidade é denominada CIDADE BARROCA.

Os dois principais arquitectos que, com o seu extraordinário trabalho, contribuiram para esta fama, foram André Soares e Carlos Amarante.

Este BLOGUE centra-se, sobretudo, na obra deles.

APRESENTAÇÃO

Objectivos do blogue
* Incrementar o conhecimento da arte barroca na cidade de Braga através do património construído.
* Propor actividades de cariz didáctico dirigidas a alunos do 3º ciclo de escolaridade.
* Estimular a reflectir e a trocar ideias, participando e usando o blogue como plataforma de edição de contributos substantivos.
* Contribuir para um maior consciência na preservação do património local enquanto parte integrante da memória histórica nacional.
* Fomentar o e-learning, ou seja, o uso das novas tecnologias como ferramenta para o conhecimento.

Edição
* As entradas no blogue têm que se enquadrar na temática do blogue.
* Os autores de colaborações ou comentários aceitam que a administração do blogue possa extrair ou não incluir comentários ou colaborações se os textos não se adaptam à linha de orientação desta publicação e não respeitarem os requisitos de colaboração.
* A administração do blogue é da responsabilidade do grupo disciplinar de História da Escola EB 2,3 de Celeirós.

Textos e Imagens
* As colaborações e trabalhos devem ser enviados via email para o endereço deste blogue.
* Nos textos das colaborações as fontes de informação têm que ser mencionadas.
* Todas as referências a outras páginas web, no texto e imagens das colaborações, devem incluir o link, em vez de escrever o URL.
* As imagens enviadas que acompanham o texto de colaboração devem vir no email em anexo em formato .gif ou .jpg. Podem ter 2 tamanhos: imagens pequenas (175 – 200 pixels) e imagens grandes (até 400 pixels).


hit counter